segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Quer manter a aparência de jovem? Então passe filtro solar



Hoje, dia 5 de outubro de 2015, São Paulo capital, tempo fechado e com garoa... Devo usar o protetor solar? Mas é claro que sim! Todos sabemos que não é recomendável se expor ao sol entre as 10h e as 15h, contudo, já não é mais bem assim. A conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas, mapeou a incidência de radiação ultravioleta (UV) em todo o território brasileiro e indica que esses números são muito maiores do que os que vinham sendo considerados por grande parte dos médicos e unidades de saúde no país. Os horários variam, alguns locais devem ser estendidos das 9:00 até as 16:00. Neste exemplo conseguimos visualizar melhor o efeito dos raios solares, depois de passar 28 anos trabalhando como caminhoneiro, o homem da foto acima viu os efeitos do sol marcarem literalmente sua pele: aos 69 anos, ele tem o lado esquerdo do rosto visivelmente mais envelhecido, segundo os pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago.

A maioria das pessoas relaciona o produto apenas com praia e verão. No entanto, todo dia tem sol e o protetor solar deve ser um hábito diário, pois quando alguém está em um ambiente externo, está exposto a radiações solares. Isso porque a radiação ultravioleta também é refletida pelas nuvens em dias nublados no inverno. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, nesses dias com tempo fechado, 80% da radiação pode nos afetar, assim como, em nevoeiros.

Além de pularmos de sombra e sombra como vampiros a luz do dia, pesquisas apontam que a luz fluorescente e de led podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras na pele) e também envelhecimento. Estas lâmpadas são capazes de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

"Nós descobrimos que os LEDs de baixa intensidade apresentam toxinas cancerígenas devido ao alto teor de arsênico e chumbo," informou a equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia.

A lâmpada incandescente não possui emissão de raios ultravioletas, primeiro a lâmpada fluorescente, e depois a LED presente em televisores, celulares e tabletes é anunciada como segura, ecologicamente correta e alternativa às lâmpadas usuais, pela sua economia inclusive, contém chumbo, arsênico e várias outras substâncias potencialmente perigosas.

"Os LEDs são vendidos como a próxima geração de dispositivos de iluminação. Enquanto tentamos encontrar melhores produtos que não esgotam os recursos energéticos ou contribuem para o aquecimento global, temos também de ser vigilantes sobre os riscos trazidos por seus substitutos", afirma o diretor do Departamento de Saúde e Prevenção de Doenças da UC, Oladele Ogunseitan.

Segundo o dermatologista Sérgio Schalka, membro da diretoria regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os raios solares são responsáveis por 67% da produção de radicais livres e a luz visível é responsável por 33%, segundo dados internacionais. 


O que fazer para proteger a sua pele?

Em casos em que você terá exposição direta de raios solares, o indicado é o uso de filtro solar com fator indicado ao seu tipo de pele, cada uma condizendo para determinados tipos de pele, seja oleosa, seca ou com acne. 

Para proteção da luz artificial, alguns dermatologistas questionam a eficácia dos filtros solares, recomendando uma dose a mais do filtro. Além disso, existem uma enorme gama de bases com filtro solar, onde você fica bonita (ou bonito) prevenindo sua saúde. Depois de ler este post, o filtro solar será item obrigatório em sua nécessaire ou mochila, seja branco transparente igual eu rsrs ou mais moreninho.


Postado por Lucas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário