terça-feira, 6 de outubro de 2015

Livro da Semana - Como a Mente Funciona de Steven Pinker

Olá pessoal, toda semana vou postar sobre algum livro extraordinário que tive o privilégio de ler, livros que abriram meus olhos para ver o mundo de forma diferente. Quando imergimos nas aventuras ou em pensamentos filosóficos de algum livro, aprendemos a pensar, aprendemos a enxergar o mundo sob os olhos do autor. Uma pesquisa da universidade de Stanford comprovou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração, criatividade, memória, compreensão e elevação da autoestima. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

O livro desta semana é uma obra excepcional, um trabalho minucioso que exigiu muita pesquisa e dedicação por parte do autor, psicólogo e cientista cognitivo Steven Pinker, são nada menos do que 73 páginas de notas de cada referência citada no livro. Este livro não é para amadores haha, não quero dizer que você não é capaz, mas este livro é para pessoas que possuem o prazer de enxergar novos paradigmas da vida e do universo, e isso exige reflexão, paciência e falta de preguiça. Sem contar que são 672 páginas rsrs. Veja algumas questões abordadas no livro:

Como as crianças aprendem sobre o mundo que as rodeia? Como tomamos decisões ou enfrentamos riscos? O que diferencia os gênios do comum dos mortais? Amor, confiança, sensibilidade, decepção, criatividade - quais os mecanismos por trás desses e de e outros processos que tomam conta de nossas mentes diariamente?

Todas essas questões são muito difíceis de responder, mas nesta obra o autor consegue derrubar uma a uma relacionando nossa mente a um sistema de computador, trata-se de um paradigma estruturado sobre a chamada Teoria Computacional da Mente que supõe para o funcionamento da mente humana as naturezas do processo computacional de informações na forma de símbolos. O Sr. Pinker se debruça sobre múltiplos aspectos do processamento mental humano, suas causas e características genéticas, moldadas pela seleção natural, bem como nas conseqüências desse tipo de processamento na formação das relações humanas, da sociedade, das culturas, das religiões, da arte, entre outras. Todas as suas considerações são generalizadoras, para toda a espécie humana, a respeito de como a mente humana processa informações, seguindo um padrão que tem raízes ancestrais, destinado a viabilizar a sobrevivência dos seres humanos ao longo da competição darwinista que travou com outros humanos, com animais e plantas existentes no ambiente. Esse padrão está substancialmente gravado em um programa (software mental humano), transmitido geneticamente e adaptado (às vezes mal adaptado, segundo o autor) à complexidade da vida contemporânea.

O mais importante deste livro, é que ele nos faz pensar, como diz o autor do livro Opinião Pública, Walter Lippmann: "Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando". Sem contar que todo conteúdo possui base científica para entendermos melhor o mundo com as pessoas que estão ao nosso redor, e como diz bem Steven Pinker: "Os problemas filosóficos têm um quê de divino, e a solução favorita na maioria das épocas e lugares é o misticismo e a religião".


Ps: pensar, formular sua própria opinião não é sinônimo de falta de deixar de acreditar, não digo fé, porque quem tem fé não acredita realmente.







Postado por Lucas.

Um comentário:

  1. simplesmente amo Steven Pinker....e amei ainda mais o seu Review....sabias palavras.

    ResponderExcluir